Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Por 36 a 13, reforma da Previdência é aprovada na Comissão Especial.

Aprovação abre caminho para apreciação em plenário da Câmara, onde ela precisa ser aprovada por 3/5 dos deputados em dois turnos.

Publicado por João Leandro Longo
há 5 anos

Fonte: Exame

Imagem relacionada

São Paulo — A reforma da Previdência foi aprovada nesta quinta-feira (04) por 36 votos a 13 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

A aprovação abre caminho para sua apreciação em plenário da Casa, onde, por ser uma emenda constitucional, precisa ser aprovada por 3/5 dos deputados em dois turnos.

O governo pretende ter a reforma aprovada na Câmara antes do recesso parlamentar no dia 18 de julho. No segundo semestre, a matéria seguiria para o Senado, onde também precisa ser aprovada por maioria de 3/5 e em dois turnos.

A sessão de votação do parecer apresentado pelo relator Samuel Moreira (PSDB-SP) começou por volta das 10 horas.

Com o apoio de partidos do chamado centrão, foram derrubados pedidos da oposição para inverter a ordem dos trabalhos e pela retirada de pauta da proposta.

O secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, acompanhava pessoalmente os trabalhos na comissão e chegou até a se sentar ao lado do relator para conversar sobre a proposta.

Orientação dos partidos

Antes da votação nominal, os líderes dos partidos se posicionaram sobre a orientação de votação de seus parlamentares.

DEM, PSDB, PRB, PSL, PP, PL, PSD, MDB, Solidariedade, PTB, Podemos, Pros, PSC, Cidadania, Novo, Avante e Patriota orientaram seus deputados a votarem a favor. Já PSB, PDT, PSOL, PCdoB, Partido Verde, PT e Rede orientaram contra a proposta.

O deputado Tadeu Alencar (PE), que falou pelo PSB, afirmou que a proposta mantém “as crueldades e é uma agressão ao direito dos mais pobres”.

Já o deputado Arthur Oliveira Maia (BA), que orientou pelo DEM, afirmou que seria “de fato, faltar ao Brasil” se a reforma não for aprovada. “O Estado não conseguirá pagar se continuar nesse modelo. A reforma é para acabar com privilégios” disse.

________________________________

É advogado e quer ter acesso ao kit com + de 20.000 modelos de petições? CLIQUE AQUI!

Estudante de Direito: Conheça o Cronograma de 30 Dias para o Exame da OAB Que Mais Aprova no Brasil!

__________________________________

Qual a sua opinião acerca do tema "Reforma da Previdência? Há possíveis benefícios que podem advir da reforma ou ela reforça a desigualdade social?

  • Sobre o autorO conhecimento enaltece a alma e embeleza o ser.
  • Publicações228
  • Seguidores1574
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações779
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-36-a-13-reforma-da-previdencia-e-aprovada-na-comissao-especial/728466809

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mais um passo positivo. Espero que não demore tanto para aprovar a reforma da previdência. Não temos mais tanto tempo antes de uma crise fiscal para aprovar. continuar lendo

boa tarde... estamos retrocedendo, perdendo direito que tantos sofreram para conquista-los, o impacto quem sente é a minoria, os desvalidos que vivem subordinados e explorados com tantos descaso na saúde, educação etc... com as tais redução de gastos continuar lendo