jusbrasil.com.br
11 de Dezembro de 2018

86,2 mil benefícios foram concedidos de forma automática pelo INSS!

Análise automática de requerimentos facilita a vida dos segurados

João Leandro Longo, Advogado
Publicado por João Leandro Longo
há 15 dias

Resultado de imagem para meu inss

Fonte: INSS

Mais de 86,2 mil benefícios foram concedidos de forma automática desde o lançamento do formato de análise dos requerimentos de benefícios. Na concessão automática, o segurado liga no telefone do INSS pelo número 135 ou acessa a internet e faz o requerimento do benefício, sem a necessidade de ir a uma agência do INSS para formalizar o pedido. Constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício é concedidos de forma automática.

A primeira espécie de benefício a ser concedida de forma automática foi a Aposentadoria por Idade. Somente de setembro de 2017 – quando a modalidade foi lançada – até agora, 48,7 mil benefícios foram concedidos. A partir de fevereiro de 2018 o salário maternidade também entrou para a modalidade de concessão automática. De lá para cá 35,2 mil requerimentos dessa espécie foram liberados a distância.

Nesses dois benefícios, a concessão automática dispensa agendamento. Significa que o segurado só irá agência se for chamado para apresentar algum documento complementar.

Já a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, por estar na fase inicial, se mantém em um tipo de regime híbrido entre automático e presencial. Significa que, se o requerimento não puder ser concedido de forma automática, o segurado é informado, na hora, de que deverá fazer um agendamento para ir a uma agência do INSS entregar os documentos complementares. Do lançamento, até agora, 2,3 mil Aposentadorias por Tempo de Contribuição, foram feitas no modo automático.

A concessão automática de benefícios é uma entre diversas ações que o INSS vem adotando para garantir um melhor atendimento aos segurados. Paralelamente às concessões automáticas, o INSS vem realizando Acordos e Cooperações Técnicas (ACT) com entidades representativas de trabalhadores para recepcionar os requerimentos em suas sedes, sem que o interessado precise comparecer às unidades de atendimento do INSS.

Ao mesmo tempo, o Instituto criou as Centrais de Análise de Processos, que vão funcionar da seguinte forma: um grupo de servidores está sendo realocado para atuar exclusivamente na análise e concessão de benefícios nas 104 gerências-executivas do INSS em todo o país. A previsão é de que a força de trabalho aumente em mil servidores atuando nessa área, já que o INSS realocará servidores que atuam nas unidades de atendimento para trabalharem, exclusivamente, na análise para concessão de benefícios.

Do mesmo modo, adotou procedimentos com o objetivo de facilitar e modernizar as formas atendimento, por meio de mais de uma centena de serviços disponíveis na Central Telefônica do INSS pelo número 135. Somente este ano, até setembro, mais de 55 milhões de atendimentos foram realizados pelo telefone do INSS.

Além disso, estabeleceu a Central de Serviços Meu INSS, uma solução tecnológica criada para facilitar a vida dos segurado, por meio de computador ou celular. A ferramenta permite requerer e ter concedido automaticamente algumas espécies de benefícios. Possibilita, ainda, solicitar e acompanhar o andamento dos processos de benefícios, obter o resultado de perícias médicas, fazer agendamentos, realizar consultas, atualizações de cadastro, além da emissão de extratos e documentos, entre outros serviços.

ACS/INSS

____________________

Quer ter acesso a + de 20.000 (vinte mil) modelos de petição atualizados de qualquer área? CLIQUE AQUI!
Advogados Criminalistas: Kit Essencial para atuar em Direito Penal!
Advogados Trabalhistas: Kit Essencial para atuar em Direito do Trabalho!

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O INSS em 2019 entrará em colapso. Para diminuir despesas operacionais está criando todo tipo de serviço virtual. O roubo já é grande do jeito que tá, agora imagina sem funcionários e na mão de quadrilhas especializadas. Boa sorte INSS. continuar lendo

De fato, foi a minha percepção também, Djalma. continuar lendo

Que roubo?

A Seguridade Social é superavitária; houve até uma CPI que , após meses de debates, com documentos anotados, especialistas na área confirmando etc, fora estabelecido um documento em protocolo de confirmação do superávit. (1)

O que há de fato é má gestão e indicações políticas incompetentes aos cargos comissionados; tanto é verdade isso que o escândalo de ROUBOS não é no INSS e sim nos FUNDOS DE PREVIDÊNCIA PÚBLICOS (Caixa, Correios etc). (2)

Fontes:
(1) https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/10/24/veja-os-principais-pontos-do-relatorio-da-cpi-da-previdência

(2) https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2018/04/entendaohistorico-de-problemas-do-fundo-de-pensao-dos-correiosopostalis.html continuar lendo

O Sr. João Neves não entendeu ou não leu direito o artigo. Precisa de reciclagem em Direito Previdenciário. continuar lendo

Isto é verdade, porém, se funcionasse bem, inclusive, o cumprimento da Lei nº 9.784/99 que cuida dos processos administrativos no que diz respeito aos Erros Materiais Gravíssimos, que não transitam em julgado e DEVEM ser solucionados pela Administração Federal e PODEM ser solucionados a qualquer tempo pela parte interessada, visto que, esses erros estão eximidos dos prazos de preclusão, até mesmo de decadência. Temos OUGPS nºs:- CCID 70950 e CCIW 03939, ambas já indeferidas. continuar lendo

Seria cômico se não fosse trágico. Minha esposa está aguardando o salário maternidade desde agosto. A criança ja vai completar 3 meses e até agora só aparece "em análise"no portal meuinss. Nem reclamando na ouvidoria adiantou. Pelo jeito só na justiça. continuar lendo

Neste caso, sugiro entrar com ação judicial. continuar lendo

O INSS está literalmente sem servidor. continuar lendo

Uma ação judicial contra uma autarquia federal em frangalhos como o INSS é demorada. continuar lendo

Minha mãe entrou com pedido de aposentadoria por idade em Abril/2018, contendo todos os requisitos para receber o beneficio, que muitos dizem ser "automático", e até agora nada, isso é uma piada do INSS.
Conheço também o caso de uma funcionaria da empresa onde trabalho que adotou duas crianças ainda no mês de março de 2018 tendo dessa maneira o direito a licença maternidade e até agora não recebeu um centavo.
No caso dela acho isso um tapa na cara do trabalhador , pois esta fazendo um grande favor para a sociedade adotando essas crianças, mas na hora ter o que é de seu direito não tem nenhum retorno. continuar lendo