- Benefício Previdenciário
- Educação
- Servidor Público
- Internet
- Direito
- Salário
- Direito do Trabalho
- Lei nº 8.112 de 11 de Dezembro de 1990
- INSS
- Lei nº 9.784 de 29 de Janeiro de 1999
- Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991
- Aposentadoria
- Auxílio-Doença
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Constitucional
- Direito Eletrônico e Internet
- Direito Previdenciário
- Previdência Social
INSS cria Centrais de Análise de Processos para agilizar concessão de benefícios!
Fonte: INSS
Um novo modelo de gestão está sendo implantado no INSS com o objetivo de reduzir o número de processos represados nas agências e o tempo de espera dos segurados para a concessão de benefícios. As Centrais de Análise foram instituídas pela Resolução nº 661, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17.10).
As Centrais vão funcionar da seguinte forma: um grupo de servidores será realocado para atuar exclusivamente na análise e concessão de benefícios nas 104 gerências- executivas do INSS em todo o país. A previsão é de que a força de trabalho aumente em mil servidores atuando nessa área, já que o INSS realocará servidores que atuam nas unidades de atendimento para trabalharem, exclusivamente, na análise para concessão de benefícios.
Os servidores que atuarão nessas centrais não precisarão deixar suas agências de lotação, uma vez que trabalharão de forma remota nos processos. Isso vai otimizar a força de trabalho, sem necessidade de novos gastos com deslocamento de servidores.
Atualmente, o INSS possui 33 mil e 500 servidores. Desses, 5.174 atuam diretamente na análise e concessão de benefícios. No entanto, 34% dessa mão de obra já se encontram em condições de se aposentar e poderão fazê-lo em 2019, quando será incorporada ao salário uma gratificação por desempenho. A redução iminente do quadro de pessoal exigiu uma readequação organizacional dos processos e redimensionamento da forma de trabalho para atender as demandas do INSS.
Nesse novo modelo de gestão, as Agências vão funcionar como pontos de atendimento de segurados para recebimento de documentos, prestação de informações ou mesmo acolhimento da parcela da população que não tem acesso à internet por motivos diversos.
Entre as ações em andamento para melhorar o atendimento ao segurado do INSS, destaca-se também o MEU INSS, canal pelo qual o cidadão requer benefícios e informações pela internet, sem sair de casa. A ferramenta também está disponível em aplicativos pra celular/tablets. É necessário o cadastramento de uma senha e por esse meio é possível conseguir extratos de benefício, requerimento de serviços e fazer vários tipos de requerimentos, agendamentos e consultas.
________________________________
É advogado e quer ter acesso ao kit com + de 20.000 modelos de petições? CLIQUE AQUI!
36 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.
Podem criar o que quiser, mas se não chamarem os servidores concursados, aprovados há dois anos, não terá como atender a demanda.´
Esses trinta anos de governo socialista só foram bons para seus aliados, apoiadores e cúmplices, enquanto isso, aquele que precisa ter seu direito reconhecido pelo INSS , parece que está recebendo um favor. continuar lendo
Entendo que sua avaliaçao à má qualidade do atendimento no Inss é válida. Todavia, não entendi à menção dos 30 anos de socialismo. continuar lendo
Tenho um pedido de aposentadoria por idade parado desde julho/2018...
O pedido foi realizado diretamente em uma agência INSS uma vez que a solicitação on-line não era finalizada.
Está "EM ANÁLISE" desde então... continuar lendo
Olá, Rose! Lhe enviei uma mensagem no privado. continuar lendo
Preucura advogado urgente continuar lendo
INSS órgão falido que não atende os contribuintes. Trata os contribuintes como se estivessem devendo para para eles. Os próprios funcionários, bancos etc.. estão lesando o INSS, a polícia federal prova, e eles somente são trocados de locais e os bancos dando o melhor resultado como empresa. Nem satisfação tem de dar para tal fato. Podem contratar 50.000 funcionários para o INSS e tudo vai continuar igual sempre foi assim em todos os órgão públicos, mal atendimento, falta de vontade. Teria de colocar a CLT de empresas privada no sistema ade órgãos públicos, faz-se o concurso aprova, roubou (justa causa), fez corpo mole, rua. continuar lendo
olha ja tem um mes e 15 dias que to esperando sair o resultado da perícia médica e nao fala nada nem que nao foi aprovado e nem que nao foi .ai eu faço o que ? continuar lendo
Estou na msm situação, um mês hoje. continuar lendo