Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Lewandowski autoriza imprensa a entrevistar Lula na prisão!

Ministro permitiu que os jornalistas Mônica Bergamo e Florestan Fernandes Junior entrevistem o ex-presidente.

Publicado por João Leandro Longo
há 6 anos

t

Fonte: Migalhas

O ministro Lewandowski, do STF, julgou procedentes duas reclamações para cassar decisão que impedia entrevista à imprensa do ex-presidente Lula.

O ministro considerou a autoridade do STF exarada da decisão no acórdão da ADPF 130, determinando que seja franqueado ao reclamante e à equipe técnica, acompanhados dos equipamentos necessários à captação de áudio, vídeo e fotojornalismo, o acesso ao ex-presidente.

Para Lewandowski, a decisão reclamada, ao censurar a imprensa e negar ao preso o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que “não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares”, viola frontalmente o que foi decidido na ADPF 130.

Lewandowski citou na decisão o fato de que em maio a Veja publicou que, na tarde de 27/4/2018, “teve acesso com exclusividade ao local onde o petista está detido e reconstituiu o cotidiano de seu primeiro mês na prisão”.

Permitir o acesso de determinada publicação e impedir o de outros veículos de imprensa configura nítida quebra no tratamento isonômico entre eles, de modo a merecer a devida correção de rumos por esta Suprema Corte.

Conforme o ministro, não é crível que a realização de entrevista jornalística com Lula ofereça maior risco à segurança do sistema penitenciário do que as concedidas por condenados por crimes de tráfico, homicídio ou criminosos internacionais, sendo este um argumento inidôneo para fundamentar o indeferimento do pedido de entrevista.

Não raro, diversos meios de comunicação entrevistam presos por todo o país, sem que isso acarrete problemas maiores ao sistema carcerário.

Será expedido ofício ao Superintendente da Polícia Federal no Paraná informando-o da decisão e com a determinação de que marque dia e hora para a realização da entrevista, condicionada à anuência de Lula.

A decisão do ministro Lewandowski concede proteção jurídica às liberdades de expressão, informação e imprensa. E corrobora o que temos defendido de que impedir a imprensa de manifestar-se livremente é alijar a sociedade do principal meio de fiscalização democrática existente; é privar a comunidade das informações sobre o desempenho dos agentes do Estado. Não existe democracia sem informação, não existe democracia sem imprensa”, afirmou Cezar Britto do escritório Cezar Britto & Advogados Associados, que patrocina a reclamação pelo jornalista Florestan Fernandes.

Veja a decisão.

_____________________________________________________

É advogado e quer ter acesso ao kit com + de 18.000 modelos de petições? CLIQUE AQUI!

  • Sobre o autorO conhecimento enaltece a alma e embeleza o ser.
  • Publicações228
  • Seguidores1574
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações629
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lewandowski-autoriza-imprensa-a-entrevistar-lula-na-prisao/631503857

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Seria ingenuidade (ou desonestidade) não considerar o verdadeiro interesse por trás da concessão dessa entrevista, faltando pouco mais de uma semana para as eleições.

Acompanhem comigo: nas razões do voto do Lewandowski essa quarta-feira (26/09), no julgamento do pedido PSB para liberar votos de eleitores com títulos cancelados (ausência de cadastramento biométrico), Lewandowski expõe que essas pessoas deveriam poder votar, já que nas últimas eleições a diferença entre os candidatos foi mínima, e isso acabou determinando o resultado das eleições (favorável ao PT). Ou seja, o número de eleitores com títulos cancelados poderiam fazer a diferença nas eleições e, portanto, deveriam participar.

Nesse momento, devemos nos perguntar: será que o efeito que um fato pode gerar no resultado das eleições só interessa para o Ministro quando beneficia o Partido dos Trabalhadores?
A liberação da entrevista do Lula, que sem dúvida alguma cumprirá o papel de fortalecer a campanha do PT, interferindo diretamente no resultado dos demais candidatos, não implicará de maneira alguma no rumo das eleições (prejudicando os demais candidatos)?

Será mesmo que a preocupação do Ministro é com a "liberdade de expressão, informação e imprensa" e com o efeito dos fatos no rumo das eleições, ou seu verdadeiro interesse é tomar decisões que beneficiam o Partido dos Trabalhadores? continuar lendo

Comunistas não tem senso de ridículo. Apenas de poder a qualquer custo. continuar lendo

Há tantas mentes brilhantes para ser entrevistadas, compartilhando conhecimentos incalculáveis com a sociedade.
Destruição de tempo entrevista-lo. continuar lendo

Lula nunca teve o menor pudor em expressar em claro e bom som um destemido desprezo e desrespeito por todas as instituições brasileiras, em especial pelo Poder Judiciário. Esse sujeito é um criminoso, mas não e um criminoso como outro qualquer, ainda é um político, é capaz de influenciar e seduzir milhares de incautos que ainda acreditam em sua narrativa dissociada da realidade de que é um perseguido, um condenado sem provas. Enquanto esteve no exercício do cargo de Presidente da República, governou em favor de seu partido e aliados políticos. Ele e seu partido, o PT, ainda defendem Nicolás Maduro, agora oficialmente reconhecido como genocida e ditador, afirmando que os eventos que hoje assolam a Venezuela são de responsabilidade da oposição. Entrevistar esse sujeito na véspera da eleição é muita irresponsabilidade. Por que não fazer isso depois das eleições? Por que agora? É nítido o interesse em interferir no processo eleitoral. Essa entrevista torna inócuas todas as decisões da Justiça Eleitoral que tentaram, em vão, impedir que Lula - notório criminoso - interferisse de maneira indevida no processo eleitoral. O Brasil vive uma grave crise institucional e política que se agrava a cada dia por meio de decisões carregas de ideologia - COMUNISTA - como essa que autorizou a entrevista com o condenado, que também quer nos condenar a todos em viver na miséria e escravidão do comunismo. Nossa bandeira não será vermelha, JAMAIS! continuar lendo