Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Deixar de pagar advogado correspondente não é infração ética, decide OAB/SP

Indiferença ou interpretação equivocada?

Publicado por João Leandro Longo
há 6 anos

Imagem relacionada

Trecho retirado do site Conjur:

"O advogado que contrata um correspondente jurídico e deixa de pagar os honorários deve ser cobrado, não acionado no tribunal de ética e disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Nessa situação, o credor deve tomar as medidas judiciais cabíveis ou buscar a Câmara de Mediação e Conciliação da OAB para cobrar a dívida."

A questão foi analisada em consulta feita ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP. Para a entidade, não se trata de uma infração ética.

Veja-se a ementa da decisão:

HONORÁRIOS DE CORRESPONDENTE JURÍDICO – CONTRATAÇÃO DIRETA ENTRE ADVOGADOS – NÃO PAGAMENTO PELO ADVOGADO CONTRATANTE – INEXISTÊNCIA DE INFRAÇÃO – COBRANÇA VIA JUDICIAL OU VIA CÂMARA DE MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM DA OAB. O simples fato de não pagar os honorários advocatícios, sem que tenha havido o descumprimento das normas dispostas em qualquer dos incisos do artigo 34, do Estatuto da Advocacia, não caracteriza infração à Ética, cabendo ao advogado credor, como mencionado pelo próprio consulente, tomar as medidas judiciais cabíveis, ou ainda, apresentar à Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB quaisquer dos procedimentos previstos no art. 71, inciso VI, letra b, do CED. Proc. E-4.830/2017 - v.m., em 17/08/2017, do parecer e ementa da Rel. Dra. CÉLIA MARIA NICOLAU RODRIGUES, com declaração de voto parcialmente divergente da Rev. Dra. RENATA MANGUEIRA DE SOUZA - Presidente Dr. PEDRO PAULO WENDEL GASPARINI.

Na opinião pessoal deste articulista, o qual não se abstém de atentar à fundamentação idônea, a conduta é flagrantemente incompatível com os princípios basilares da advocacia.

Podemos citar, apenas a título de exemplo, o art. 2º, do CED/OAB, que elenca os deveres do advogado, nestes termos:

O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce.
Parágrafo único. São deveres do advogado:
preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade;
atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé;

Assim sendo, uma conduta desleal, carente de honestidade e boa-fé, há de ser entendida como uma infração ética, sob pena de tornar tal diploma um emaranhado de normas vazias, sem qualquer aplicabilidade real.

_________________________________________

E você, caro leitor, o que pensa sobre este assunto? Sinta-se livre para comentar!

_________________________________________

Acompanhe nosso SITE e receba mais informações, dicas e petições valiosas!

É advogado e quer ter acesso ao kit com + de 18.000 modelos de petições? CLIQUE AQUI!

  • Sobre o autorO conhecimento enaltece a alma e embeleza o ser.
  • Publicações228
  • Seguidores1571
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2941
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deixar-de-pagar-advogado-correspondente-nao-e-infracao-etica-decide-oab-sp/619600185

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 8 meses

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-06.2018.8.19.0038 202300116483

Patrícia Santiago , Advogado
Modeloshá 5 anos

Substabelecimento COM reserva de poderes. Modelo.

Turnes Advogados, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Substabelecimento com reserva de iguais poderes

Justiliana Sousa, Advogado
Modeloshá 4 anos

Cobrança de honorários - Correspondente jurídico

Marcony Rodrigues de Lima, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo cobrança de diligencias

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A OAB se isenta em momentos no mínimo oportunos de intervir. continuar lendo

Acontece que a conduta é incompatível com o CED e nem só de art 34 vive o Estatuto. Tem o art 33 tb ora essa. Isso foi decidido assim porque a OAB sempre protege os grandes escritorios. Infração ética foi inventada no mundo pra infernizar a vida do profissional liberal independente, que ao menor sinal de uma pequena falha é pego pra bode expiatório. continuar lendo

Uma vergonha, escritórios pagam uma ninhada pela diligencia, e ainda dá o calote? Depois ainda reclamam do decoro, quando o correspondente manda o escritório tomar no cú com os 20 reais pela diligencia. continuar lendo

Concordo plenamente com esse trecho:
"Assim sendo, uma conduta desleal, carente de honestidade e boa-fé, há de ser entendida como uma infração ética, sob pena de tornar tal diploma um emaranhado de normas vazias, sem qualquer aplicabilidade real."

Parece que a justiça esta cada vez mais cega, não vendo que o problema não é o valor da coisa, do bem, mas sim a conduta que deve ser vista e penalizada, o contrário disso esta se tornando um meio de ganhar vantagem sem punição, incentivando cada vez mais suas práticas. continuar lendo