Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

A partir desta segunda (16), emissão de extratos é no Meu INSS ou com agendamento

Meu INSS é o principal canal de serviços do INSS. Caso não consiga emitir o extrato por este canal, o cidadão poderá agendar atendimento

Publicado por João Leandro Longo
há 6 anos
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social.

Resultado de imagem para meu inss

Com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento nas agências, o INSS adotará, a partir desta segunda, 16 de julho, uma nova sistemática para consultas ao extrato previdenciário do trabalhador, também conhecido como CNIS. O segurado pode obter o extrato pela Internet, no site do INSS (Meu INSS), ou fazer o agendamento para buscar o extrato em uma unidade de atendimento do INSS.

Essa mudança na forma de acesso ao extrato previdenciário (também conhecido como extrato CNIS) e outras certidões que já podem ser obtidas na Internet tem como objetivo agilizar o fluxo nas agência. O objetivo da mudança é a redução do tempo de espera para os segurados que procuram uma agência do INSS para requerer um benefício.

Nos últimos doze meses, foram mais de 9 milhões de atendimentos para a obtenção dos extratos e mais de 9 milhões para pedidos de benefícios nas agências do INSS.

Outros serviços que passarão a ser atendidos somente mediante agendamento são consultas ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta. Todos estes serviços são acessíveis também pelo Meu INSS (site e aplicativo para celulares).

A mudança está prevista na Instrução Normativa nº 96, onde foi estabelecido que o Meu INSS é o principal canal para emissão de extratos e solicitação de serviços do INSS. Contudo, se não conseguir emitir o extrato por este canal, o cidadão poderá agendar atendimento em uma agência.

Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Já é possível receber benefícios sem sair de casa. E, desde o dia 24 de maio, outros serviços, tais como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio de pagamento, também passaram a ser atendidos mediante agendamento, de forma que o segurado possa ser atendido com dia e hora marcados.

Meu INSS

O INSS está modernizando a prestação dos serviços para melhorar o atendimento aos cidadãos. Desenvolvido pela Dataprev, o Meu INSS pode ser acessado pelo computador ou smartphone e já conta com mais de 10 milhões de usuários cadastrados.

Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.

____________________________________________

É advogado e quer ter acesso ao kit com + de 18.000 modelos de petições? CLIQUE AQUI!

__________________________________________

Veja também: Fiquei um tempo sem contribuir para o INSS: Posso ter direito a benefício previdenciário?

  • Sobre o autorO conhecimento enaltece a alma e embeleza o ser.
  • Publicações228
  • Seguidores1571
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4428
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-partir-desta-segunda-16-emissao-de-extratos-e-no-meu-inss-ou-com-agendamento/600956675

Informações relacionadas

André Beschizza, Advogado
Artigoshá 6 meses

Por que o benefício do INSS não foi depositado?

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Já estou usando o MEU INSS para meus clientes desde que foi instituído. Funciona. Porém, se houver qualquer incompatibilidade de dados, o sistema trava e a pessoa é obrigada a ir pessoalmente a uma agência agendar o atendimento. Mesmo assim, é muito bom, pois filtra os atendimentos presenciais somente aos casos complexos que de fato exijam a presença física do segurado na agência para correção dos seus dados cadastrais e liberação do acesso para eventos futuros. continuar lendo

Verdade. Também uso desde o início do ano. O maior problema é na criação da senha, pois em muitas vezes os dados divergem, necessitando comparecer ao INSS para atualizá-los. continuar lendo

Você usa a senha dos clientes? continuar lendo

Então Dr. Antônio, normalmente sim. Gosto de ter acesso à totalidade dos dados para poder instruir melhor o processo. Abraço! continuar lendo

@antoniocds

Então, eu uso porque tenho autorização do cliente, e porque tenho poderes para isso na procuração. A minha procuração administrativa é bastante completa. Os dados constantes do MEU INSS são EXATAMENTE os mesmos a que teríamos acesso se fôssemos pessoalmente na agência munidos da procuração para o fim de requerer o CNIS, os agendamentos, os extratos, as cópias de processo, vistas e carga dos autos, etc etc etc e eu enumero de forma exaustiva todos os atos essenciais para o fiel cumprimento do mandato. continuar lendo

Quase não consigo criar uma senha continuar lendo

Queria ter acesso ao meu cnis continuar lendo

Doutor Jaco ja fiz a senha,e meus dados mas nao consigo obter o cnis continuar lendo