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25 de Abril de 2024

Senha do Meu INSS fica mais fácil

Não é mais preciso usar o caractere especial na hora de fazer a senha

Publicado por João Leandro Longo
há 6 anos

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Fonte: INSS

Parece ser uma alteração simples, mas não é. Além de facilitar o acesso às diversas camadas da população, o INSS, atendendo as reclamações advindas dos segurados, vem melhorando seu sistema de atendimento online.

A central de serviços Meu INSS, lançada ano passado, está em constante evolução para melhorar seu acesso pelos cidadãos. Não é mais preciso usar um caractere especial (&*¨%$#@) na hora de fazer a senha. Basta agora 9 dígitos e ter, pelo menos, uma letra maiúscula, outra minúscula e um número. A ideia é facilitar a vida do segurado ao fazer e ao se lembrar da senha nos próximos acessos.

Outras melhorias estão sendo realizadas para simplificar o cadastro no Meu INSS que já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados. Pela ferramenta o cidadão pode acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços do INSS. O aplicativo do Meu INSS também está disponível para celulares smartphones.

Evolução

Desde o início do ano os botões Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade entraram no Meu INSS pois, ao solicitar o benefício, é realizada uma busca para saber se já pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, o sistema irá direcionar o cidadão para agendar atendimento presencial.

A Simulação do Tempo de Contribuição (popularmente conhecida como calculadora do INSS) também entrou no Meu INSS esse ano. A ferramenta calcula quanto tempo falta para se aposentar por meio de uma busca automática das informações do segurado nos sistemas do INSS.

Dúvida?

Ao fazer o cadastro, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS.

A senha de acesso ao Meu INSS também pode ser conseguida diretamente no banco. Itaú, Banco do Brasil e Banco Mercantil já oferecem a possibilidade aos seus clientes, por meio do menu ‘Previdência’. Em breve, outras instituições bancárias também disponibilizarão o serviço.

Conheça os serviços e tire suas dúvidas sobre o Meu INSS no Site do INSS.

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10 Comentários

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Falta muito para um atendimento digno ao segurado, o código de acesso, ajuda, mas, por incrível que pareça falta muito ainda. Por exemplo, para se fazer o código, que deveria ser perguntas direta de identificação, como CPF, RG, nome da Mãe, número do NIT, PIS nada mais, no entanto, faz-se perguntas que na maioria das vezes nem o segurado sabe responder, não lembra do nome de empresas que o mesmo trabalhou na década de 70, 80, e outras tantas e, também tanto quanto inútil. Quer mais? Depois de feito o código de acesso, você não tem como solicitar o informe de rendimentos, uma coisa grotesca que inventaram este ano, não basta o segurado digitar o número do benefício no site, como era antes, ele tem que ir ate agencia, pois este direito lhe foi tirado, não se sabe a qual razão, ao invés de ajudar e melhorar atendimento, criam-se mais problemas, já não tem funcionário para o atendimento normal, principalmente, capacitados, e ainda resolvem complicar mais. Simplificar esta deve ser a jogada. O segurado deve ser identificado com o número de segurado, sua data de nascimento e o seu CPF, para garantir segurança no registro, basta pedir o T.Eleitor e o nome da mãe. continuar lendo

Olá Haroldo, onde você diz que não tem como solicitar o informe de rendimentos, uma coisa grotesca que inventaram este ano, não basta o segurado digitar o número do benefício no site, como era antes, ele tem que ir ate agencia, etc e tal, HÁ um pequeno engano: O INSS sempre disponibilizou em site vide atalho: https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtm , basta é claro a pessoa escolher o ano (desde 2013) colocar seu Numero de beneficio, data de nascimento, cpf e nome. Simples assim; nada de ir ao banco. Agora tem hora que nem o Santo ajuda: a pessoa não lembrar a data de nascimento ou o numero de beneficio aí sim deve ir ao banco. continuar lendo

Discordo de alguns comentários aqui postados que criticam a inovação que o INSS vem implantando. Esse novo de tipo de atendimento parte de uma premissa mundial. O INSS vem sim qualificando e melhorando seu atendimento para toda clientela. Não faz tanto tempo que para se obter um simples extrato, teria que enfrentar uma longa fila e que talvez levasse mais de uma hora ou mais para ser atendido. Agora, esse extrato e igualmente como uma lista de serviços podem ser realizados diretamente pela internet, tudo de forma online.
Claro que o aperfeiçoamento é necessário, mas dizer que tudo isso seja para ludibriar ainda mais os segurados, não pode prosperar. Ainda este ano, novos serviços serão disponibiblizados no canal MEU INSS, algo que vem para mudar a rotina na relação clientes e a Previdência Social. continuar lendo

Olá Arnaldo, desde a implantação do MEUINSS tiramos da porta do RH da empresa quase 80 funcionários que todo dia vinham pedir para atualizar a CTPS ou fazer declarações do tempo de serviço, para irem no INSS ver se os antigos empregadores os tinham registrado e recolhido seus valores retidos. Com esta implantação o INSS deu um grande salto em inovação e proximidade com os usuários. Muita vezes o INSS é tratado como Maria Madalena, alguns elogiam como nós e outros só tentando atirar pedras. continuar lendo

Parabéns Dr João pelos esclarecimentos, quiçá com esta implantação, o INSS não sirva mais apenas de vidraça. Com o MeuINSS o cidadão já tem meio caminho andado para agir nos processos de contagem, auxílios, natalidade, etc. continuar lendo

Gostaria de saber se o auxílio materno da Jaine christy Silva Barroso já foi aprovado continuar lendo