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24 de Abril de 2024

INSS começa a mudar forma de benefícios serem pedidos

Objetivo é melhorar o atendimento aos cidadãos e possibilitar que serviços possam ser realizados a distância.

Publicado por João Leandro Longo
há 6 anos

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Fonte: INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está tomado uma série de medidas para modernizar os serviços e melhorar o atendimento aos cidadãos. Dentro de algumas semanas, alguns serviços que antes eram realizados no atendimento espontâneo das agências passarão a ser prestados com dia e horário marcados, por meio de agendamento, pelo Meu INSS ou telefone 135.

Dentre os serviços que passarão a ser agendáveis estão a alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, desistência de aposentadoria, cadastro de Procuração, solicitação de pagamento não recebido, solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo.

O agendamento desses serviços representa conforto, agilidade e segurança para os segurados, pois mitiga indícios de irregularidades já que todas as informações do segurado precisam estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado. Além disso, abre-se o caminho para sua automatização, ou seja, serem realizados a distância.

Confira abaixo da matéria a lista completa de quais serviços passarão a ser agendáveis.

No Meu INSS

Outra novidade lançada recentemente é a possibilidade de pedir revisão e recurso diretamente pelo Meu INSS. Pelo mesmo canal também é possível conseguir cópia de processos eliminando, assim, a necessidade de o segurado imprimir os documentos.

Com a possibilidade de pedir revisão ou recurso pelo Meu INSS, agora o segurado consegue realizar todas as fases do pedido – requerimento, recebimento, revisão ou recurso, manutenção – sem precisar sair de casa.

“Trata-se de uma mudança de paradigma. Será possível ao segurado acompanhar todas as fases do pedido, do início ao fim, pela internet”, afirma Francisco Lopes, presidente do INSS. Ele explica ainda que, ao agendar os serviços, o cidadão saberá o momento de ir à agência para ser atendido, evitando que a espera nas unidades se estenda. “Isso proporcionará um atendimento mais personalizado para a população”, acrescenta Lopes.

+ Mudanças

O INSS está mudando a forma de os segurados pedirem os benefícios. O modelo convencional, em que o segurado precisa ir à agência para levar documentos e formalizar o pedido, será substituído, nos casos em que for possível, pelo modelo em que os segurados só vão ao INSS se forem chamados.

Os primeiros serviços que passarão a ser pedidos inteiramente dessa forma são o Salário-Maternidade e Aposentadoria por Idade (urbanos). Até o fim deste mês, todos os pedidos por esses serviços serão registrados com sucesso e, somente nos casos em que for necessário, o segurado irá à agência do INSS. Depois, bastará aos segurados acompanhar o pedido pela internet ou telefone.

Seu INSS

O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados. Permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços do INSS.

Ao fazer o cadastro, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS.

Conheça os serviços e tire suas dúvidas sobre o Meu INSS no Site do INSS.

Informações para Imprensa

Marcela Matos

(61) 3313 4387

Lista dos Serviços que passarão a ser agendáveis:

  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Alterar meio de pagamento
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Transferir Benefício para outra Agência
  • Desistir de Aposentadoria
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Reativar Benefício
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Prova de vida
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

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32 Comentários

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Isso se conseguir acessar o sistema.... Em fevereiro entrei em contato com o suporte e não consegui resolver. Hoje tive que reiniciar o cadastro novamente, a questão é que não entra, apenas fica processando e pedindo para aguardar. continuar lendo

Aqui está funcionando normal, mas já passei por dificuldades também, hehe. Creio que esteja em fase de identificação de problemas, a fim de propor as correções necessárias. continuar lendo

É bem isto Adrianne , eles dificultam mesmo tudo para complicar a nossa vida. continuar lendo

Vc tem que entrar em contato com 135 quando vc fizer o cadastro h para eles liberarem para vc. continuar lendo

Tem que mudar também o sistema da senha para entrar no site, dificultam o acesso ao cidadão fazendo com que ele crie uma senha esdrúxula com letras maiúsculas, minúsculas, números, símbolos e mais a quantidade. Um absurdo, a pessoa acaba esquecendo a dita senha, tudo em nome da segurança do beneficiário, tudo para reter ao máximo o benefício e assim obterem muitos lucros para se locupletarem às custas dos aposentados e pensionistas, sendo que maioria tem pouca instrução não sabendo se defender muito menos acessar um site. Nos poupe por favor...!!!! continuar lendo

Olá Vera, tudo bem? De fato, concordo que há muito a ser melhorado ainda. Existe dificuldade por parte dos idosos e/ou leigos na internet no que atine ao agendamento. Penso, contudo, que toda alteração substancial e benéfica traz consigo, inexoravelmente, alguns pontos negativos, cabendo aos cidadãos, sempre que possível, auxiliar os que não detém o conhecimento necessário. continuar lendo

@vksvks

Para os menos instruídos e com demais dificuldades temos o fone 135 onde é possível fazer todos esses serviços por telefone.

A senha pede tanta coisa para ser segura, basta anotar em um lugar adequado pois não é necessário decorar as senhas.

A tecnologia está ai para ser utilizada, graças a ela os demais cidadãos conseguem facilitar a sua vida, e podem ainda auxiliar seus conhecidos no acesso, sem precisar perder horas em uma fila no INSS continuar lendo

Aqui em Mossoró/RN, em poucos minutos a moça da recepção do INSS cria a senha provisoria, e você altera no primeiro acesso em segundos.
Não crie senhas dificeis. Pra que? continuar lendo

Com a presença do segurado já tinha um monte de fraudes, com o serviço prestado à distância, meu Deus! Salve-se quem puder! Tomara que eu esteja errada e que não atribuam aos cidadãos o resultado do prejuízo eventualmente causado com as alegações de rombo, necessidade de reforma, etc. continuar lendo

Tudo que ajudaria o contribuinte não funciona. Estamos em 2018 e não ter esses serviços automatizados é uma vergonha. Por outro lado, a RECEITA FEDERAL funciona perfeitamente... agora colocamos até o numero da folha do livro de registro do imóvel no IR... em breve terá chip na cédula e GPS no cidadão pra rastrear ambos... afinal, só o cidadão é desonesto nesse pais... continuar lendo