Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Mulher com vínculo trabalhista de 19 dias receberá salário-maternidade do INSS

INSS não concedeu o benefício sob a alegação de que o pagamento deve ser efetuado pela empresa.

Publicado por João Leandro Longo
há 6 anos
Texto extraído de Migalhas.com.br


A 3ª turma recursal do Paraná condenou o INSS a pagar o benefício de salário-maternidade a mulher que pediu o proveito nove meses depois de ter saído do emprego.

Consta nos autos que, em 2015, a mulher trabalhou por 19 dias em uma empresa e que em junho de 2016 solicitou o benefício previdenciário de salário-maternidade. O INSS, no entanto, indeferiu o pedido sob a alegação de que o pagamento deve ser efetuado pela empresa, considerando a dispensa arbitrária com ou sem justa causa da empregadora gestante.

Em 1ª instância, a autarquia foi condenada ao pagamento do salário-maternidade. O juízo de primeiro grau endossou que qualidade de segurado é mantida por 12 meses após a cessação da relação de emprego, nos termos do art. 15 da lei 8.213/91, "mantendo protegido nesse período os direitos da gestante no que tange ao benefício de salário-maternidade."

Irresignado, o INSS apelou da sentença alegando ausência de citação do litisconsorte passivo. Entretanto, o juiz Erivaldo Ribeiro dos Santos, relator, entendeu que a sentença deve ser mantida. O relator afirmou que a responsabilidade pelo pagamento do salário-maternidade é, em última análise, do INSS e que a situação dos autos não caracteriza hipótese de formação de litisconsórcio passivo necessário.

"A responsabilidade pelo pagamento continua a ser do INSS, pois, de acordo com a redação dos artigos 71 e 72, da Lei 8.213/91, o empregador paga as prestações do salário-maternidade e compensa o valor em suas contribuições junto ao INSS, que por este motivo, é o responsável final pela prestação."

Assim, restou indeferido o pedido de declaração de nulidade da sentença. O entendimento do relator foi acompanhado por unanimidade pela turma.

A advogada Kamila Corrêa Martin atuou em favor da mulher.

Confira a íntegra da sentença, do acórdão e do voto.

_______________________________________________

Quer ter acesso a mais de 15.000 (quinze mil) modelos de petições atualizadas? CLIQUE AQUI!

    • Sobre o autorO conhecimento enaltece a alma e embeleza o ser.
    • Publicações228
    • Seguidores1571
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1944
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulher-com-vinculo-trabalhista-de-19-dias-recebera-salario-maternidade-do-inss/572122335

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Eita, q fica impossível fechar a conta do INSS assim. Por isso tem q aumentar a idade para podermos nos aposentar. Essas benesses socialistas têm q ser bancadas por alguém. continuar lendo

    Verdade. Conforme o jargão popular, "não existe almoço grátis". Alguém tem que pagar essa conta desarrazoada. continuar lendo

    Ótima notícia,

    Pensava eu que a DESEMPREGADA para ter direito ao salário maternidade tinha que ter trabalhado por no mínimo 10 meses, mesmo sabendo que para a EMPREGADA a lei dispensa carência.

    Uma dúvida:

    Caso a empregada não tivesse carteira assinada e fosse requerer o salário maternidade, ela teria que entrar com uma reclamação trabalhista para provar o vínculo empregatício ou isso pode ser feito em ação previdenciária?

    Em resumo, o empregado sem CTPS assinada precisa primeiro provar o vínculo trabalhista perante a justiça do trabalho ou basta que ele prove tal situação no curso de uma ação previdenciária?

    Grato! continuar lendo